Exemplos

AconXego-Naninhas do Bem Madeira

Download PDF


Reutilização de tecidos transformando-os em bonequinhos para oferecer a crianças hospitalizadas!


O projeto voluntário AconXego-Naninhas do Bem Madeira tem como principal objetivo suavizar a dor de uma criança que se encontre hospitalizada, proporcionando-lhe uma estadia mais prazerosa e confortável.


A ação do projeto está centrada na elaboração das “Naninhas” (travesseirinhos em forma de cão) que posteriormente são entregues no Serviço de Pediatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e pontualmente em casas de acolhimento e lares de idosos. Em compromisso com o SESARAM, mensalmente, o projeto doa 60 “Naninhas” para as crianças que estão internadas.


O projeto integra-se na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de São Martinho, junto aos Campos da Nazaré, sendo que é nesta sede que os voluntários se reúnem para finalizar e orientar os trabalhos.


Para a confeção das “Naninhas”, e de modo a cativar mais voluntários para este projeto, tentam mobilizar diversas entidades: privadas, públicas, escolas e outros voluntários em geral. Desta forma, conseguem criar uma envolvência na comunidade em prol de um objetivo comum, promovendo um encontro inter-geracional na criação e na confeção das “Naninhas”.


Tratando-se de um trabalho, sem fins lucrativos, contam apenas com a colaboração voluntária, no que diz respeito à doação de material, nomeadamente: tecidos, linhas, feltro e enchimento-fibra sintética antialérgica e também na confeção e costura das “Naninhas”. A intenção é fomentar e criar o espírito de solidariedade com o próximo.


Relativamente aos materiais, nomeadamente os tecidos, estes são reciclados e reutilizados. Atualmente, considerando que as preocupações com o meio ambiente são preponderantes e que a reciclagem assume os desígnios de fomento de uma economia circular, todas as "Naninhas" são confecionadas manualmente pelos voluntários, com recurso a tecidos reutilizados, existindo um reaproveitamento de vários materiais têxteis descartados. Depois é só dar assas à imaginação e juntar cor e amor ao produto.


Cada "Naninha" é única; pois como são elaboradas a partir de restos de tecidos não é possível reproduzir peças iguais. Tratam-se assim de produtos personalizados, com um cunho muito pessoal.


Salienta-se, ainda, que, uma das premissas deste projeto é a ausência de contrapartidas financeiras, não ocorrendo a venda do produto. O projeto baseia-se numa relação de troca, ou seja, se houver interesse do produto para uma criança ou um idoso, fazem-no em troca de material.


Em suma, o projeto consiste uma verdadeira troca de amor, um ato de pessoa para pessoa, espalhando sorrisos na forma de Naninha AconXego!



Para mais informações, poderá consultar:

https://www.instagram.com/aconxegomadeira/

ou entrar em contacto através do seguinte endereço: aconxegonaninhas@gmail.com